domingo, 23 de maio de 2010

Compensação Ambiental ou Cavalo de Tróia?

Prezados(as)
Só o trecho norte do rodoanel daria para se construir 20 km se linhas de Metrô, considerando-se o km a R$ 250 milhões de reais!!!
Considerando-se esta quantia mais o que já se gastou nos trechos sul e oeste mais o que se pretende gastar no trecho leste, daria para se construir 80 kms de linhas de Metrô, sendo que S. Paulo tem 64 kms. Isto quer dizer que com uma oferta abundante de transporte de altissima qualidade, as Marginais Tietê, Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Salim Farah Maluf, Av. Luiz Anhaia de Ignacio Mello, Av das Juntas Provisórias, Avenida do Estado e outras estruturantes do anel viário metropolitano estariam "enxugadas" de automóveis, de modo que poderia ser nelas construidas faixas exclusivas para caminhões. A lógica sempre ditou que deve-se retirar os automóveis das ruas. O espaço deixado pelos caminhôes, com o Rodoanel, logo será preenchido por mais automóveis, justamente por não se investir em transporte coletivo.
Neste sentido, a luta ambiental não deve se limitar se haverá ou não compensações ambientais com tal obra e sim questioná-la sob o ponto de vista da mobililidade, da melhoria atmosférica, da diminuição das mortes nos acidentes, e por aí vai... A tal compensação ambiental, mesmo se for cumprida, não passa de um gigantesco CAVALO DE TRÓIA.
Carlos Campos

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