sábado, 12 de dezembro de 2009

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Foto tirada em 24 de Setembro de 2009 Trecho Sul próximo a Mauá
Dersa: Impactos ambientais do Rodoanel em Mauá serão leves
Aline Bosio Natália Fernandjes Repórter Diário - 03/12/2009
Em Mauá, a maior parte da via está sendo construída na avenida Papa João XXIII, área já urbanizada
Responsável pelo Rodoanel, a Dersa afirma que Mauá não sofrerá grandesimpactos ambientais com a chegada do anel viário na cidade. Ao contrário do que acontece com a vizinha São Bernardo, onde o traçado passa no meio da Mata Atlântica, a maior parte da via em Mauá será construída na região onde atualmente é a avenida Papa João XXIII.
"Fizemos um levantamento e a maior parte do traçado do Rodoanel em Mauá será feito sobre uma via já existente, em uma área já urbanizada", explica o gerente de Gestão Ambiental da Dersa, Marcelo Arreguy Barbosa. "Como a maior parte do trecho é urbanizado, os danos ao meio ambiente serão mínimos", destaca.
Mesmo assim, para que as obras fossem iniciadas, algumas árvores nativas tiveram de ser cortadas. Como parte das ações de compensação ambiental, a empresa fará o plantio compensatório. Ao todo, uma faixa de cinco hectares de extensão, localizada na área remanescente da alça de acesso para a Papa João XXIII, receberão novas árvores.
"Estamos negociando com a prefeitura local a instalação de um viveiro, que já era previsto no edital. Estamos apenas definindo o local onde ele será instalado, uma vez que a administração pediu um viveiro um pouco maior do que prevíamos", diz o gerente ambiental.
Este espaço será responsável pelo plantio e desenvolvimento de espécies nativas, que posteriormente poderão ser utilizadas pela prefeitura para a urbanização da cidade, colocação na beira de córregos ou como mata ciliar. Ao longo de todo o Rodoanel, mais de 600 viveiros serão criados.
A construção do Trecho Sul, que terá com 57 km de extensão, foi iniciada no dia 19 de setembro de 2006 e representa investimentos da ordem de R$ 4 bilhões. Deste total, um oitavo, ou seja, R$ 500 milhões, está sendo despendido com o cumprimento das exigências ambientais.
Seu traçado inicia no trevo da rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o trecho Oeste - interligando as rodovias Anchieta e Imigrantes, além do prolongamento da avenida Papa João XXIII. Com a conclusão do Trecho Sul, mais o Trecho Oeste, estima-se uma redução de cerca de 43% no movimento de caminhões na Marginal do Rio Pinheiros e de 37% na avenida dos Bandeirantes.
As medidas de prevenção, mitigação e compensação de impactos ambientais propostas para o Trecho Sul foram reunidas em Programas Ambientais, de maneira a permitir a sua implementação e gestão ao longo das várias etapas de planejamento, como pré-construção, construção e operação do empreendimento.
"Temos projetos de monitoramento da fauna e da flora durante as obras.Além disso, estamos elaborando um projeto, em parceria com a Emplasa, a Fundação Seade e o Instituto Florestal para acompanhar o que acontecerá na área após a conclusão das obras", explica. O trabalho, que também avaliará um possível aumento da mancha urbana ao redor da via, deverá durar cerca de 20 anos.

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