domingo, 6 de dezembro de 2009

Nos comentários abaixo a realidade do Rodoanel...

Sou Gestora Ambiental e estudante de Ciências Biológicas e é triste o descaso vindo das autoridades para com os recursos naturais.A manipulação muitas vezes do relatório de impacto ambiental, chega a ser triste e vergonhoso o fato de como alguns colegas perdem o valor alterando o resultado do EIA/RIMA vezes por dinheiro ou por ceder a pressões.
Ressalto que não são todos (felizmente) que se prestam a esse papel deprimente. Ainda há pessoas, seres humanos conscientes e profissionais de valor que sabem o que realmente está em jogo e não carregam sobre sí a responsabilidade, a vergonha de assinar um laudo como esse que está prestes a nos deixar órfãos de mais um pedaço da nossa RICA natureza.
Não é dessa maneira que resolveremos os problemas de políticas públicas, os problemas de trânsito e habitacionais que sabemos que são ocasionados principalmente pelo crescimento populacional desenfreado.
Mas ainda acredito na minha profissão, acredito em um Planeta sustentável e no valor verdadeiro das coisas, acredito em Deus e na Natureza e tenho, ainda que pouca, fé no homem. Mudaremos o rumo das coisas para às futuras gerações.
Viviane

Boa tarde!
Sou moradora de Santo André, eu e mais 160 famílias estamos vivendo o mesmo dilema. Na região onde moramos está sendo construído o trecho Sul do Rodoanel o que tem trazido uma grande problemática para os moradores, além da devastação absurda que ocorreu em região de Mata Atlântica que vcs devem estar sabendo. O problema é que estamos muito próximo da pista, ficaremos isolados e o pior dentro do Parque Estadual do Pedroso, nosso acesso será fechado para caminhões e carros maiores, o semasa fiscaliza com helicóptero toda semana o que nos impede de fazer melhorias em nossa residência lembrando que não é uma área envadida temos documentação. Precisamos de ajuda urgente, pois o meio ambiente ainda não deu uma resposta exata. Na verdade já foi enviado uma carta para o Dersa solicitando a nossa desapropriação mas o Dersa não aceitou pois disse que o meio ambiente tem que determinar esta desapropriação. Dentre tantos problemas as nossas casas estão sendo invadidas pelos animais devido a grande e absurda devastação. Joseane Tavares

Prezados Senhores:
Gostaria de levantar alguns pontos sobre o RODOANEL SUL e seu respectivo impacto ambiental e respectivas compensações que estão passando despercebidos tanto peço governo do Estado, quanto pela imprensa local sobre a presente obra:
Sou Enio Leite Alves, sociólogo e fotógrafo. Tenho acompanhado pela internet os prejuízos que o Rodoanel Sul tem causado nas comunidades vizinhas.
Fiquei estarrecido com as declarações de uma colega de trabalho, cuja ética deveria preservar culturas e meio ambiente e não ao contrário, como tem feito Ana Maria Iversson que também assina como Ana Maria Iversson de Piazza.
Nossa denuncia começa com este artigo, onde Ana Maria Iversson, sociologia e é sócia proprietária da JGP Consultoria e Gestão Ambiental faz a presente declaração, com falso testemunho, favorecendo seu projeto e sua empresa.
http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=948063&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=509494&Titulo=%CDndios%20querem%20ampliar%20reserva%20para%20compensar%20Rodoanel
O laudo supostamente emitido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sobre alterações do Rodoanel ( A fundação em questão é uma mera escola de ensino superior e não órgão governamental com poderes para regular e opinar sobre assuntos desta natureza). Este documento foi elaborado sob a coordenação de Ana Maria Iversson e deve ser questionado)
Por Exemplo: o papel timbrado original da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Fonte: http://www.fespsp.org.br/ Note a presença do brasão da escola. Link
http://www.fespsp.org.br/pdfs/Regulamento_Bolsa_Socioeconomica.pdf
Relatório apresentado em papel timbrado, trabalho coordenado pela Ana Maria Iversson, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sem o respectivo brasão. Vide link
http://www.dersa.sp.gov.br/rodoanel/downloads/pba/introducao.pdf
Até onde investiguei, Márcia Chaves Socióloga formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), 1973. É consultora da JGP desde o início de 2003 e tem mais de 30 anos de experiência profissional. Fonte: Equipe técnica da JGP Gestão Ambiental http://www.jgpconsultoria.com.br/recursos/equipe/index.php?acao3_cod0=25e66d8811456cc9c589c8be434e9243
Ana Maria Iversson, do Consórcio JGP/Prime (responsável pelo EIA/RIMA), alega com base em seu relatório, que rodo anel irá produzir impacto mínimo na região de Mauá.
http://www.zemoleza.com.br/noticia/1099426/prefeitura_de_maua_avalia_area_de_impacto_ambiental_do_rodoanel.html
Veja mais neste link. Ana Maria Iversson, alega que o trajeto proposto causa menor impacto ambiental aos habitantes daquela região, sem documentação hábil emitida pela Cebesp, IPT (USP) e outros órgãos multidisciplinares.
http://www.recanta.org.br/audiencia_rodoanel.html
Também não é ético que Ana Maria Iversson opine em ambos os lados desta questão.
Espero que este breve levantamento seja útil para melhor compreensão para onde vai o erário publico
Grato!
Enio Leite Alves
São Paulo, SP
enioleite@gmail.com

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