domingo, 16 de agosto de 2009

22 de setembro de 2009 - Dia Mundial Sem Carro

Pelo terceiro ano consecutivo, o Movimento Nossa São Paulo é um dos organizadores do Dia Mundial Sem Carro – comemorado sempre no dia 22 de setembro – e já começa a organizar as ações que marcarão a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.
A data se tornou um marco importante para levar a sociedade a refletir sobre as soluções para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O tema está cada vez mais presente no cotidiano dos paulistanos e a busca por um outro modelo possível de transporte é ainda mais urgente.
As atividades para o Dia Mundial Sem Carro 2009 começam já no próximo dia 25 de agosto, quando haverá um debate sobre o projeto de ampliação da Marginal Tietê.
No dia 21 de setembro, o foco será a má qualidade do ar. O seminário “O Impacto da Poluição na Saúde Pública” terá como tema principal os efeitos do diesel com alto teor de enxofre e as consequências do não-cumprimento da resolução 315/2002 do Conama, que previa a comercialização do combustível mais limpo a partir de janeiro deste ano.
Além dos debates, atividades nas ruas da cidade já estão sendo preparadas. A Vaga Viva (transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas) e o Desafio Intermodal (competição realizada entre vários modos de transporte para verificar quem é mais rápido, em horário de congestionamento, em um mesmo percurso) fazem parte da programação geral.
As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo, formado por dezenas de organizações e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha. A primeira reunião geral resultou na formação de quatro grupos de trabalho:Debates, Comunicação, Atividades e Articulação - que vão planejar as ações e a mobilização para a data e os dias que antecedem o 22 de setembro.
Agenda prévia de eventos:
21/9 - seminário O Impacto da Poluição na Saúde Pública, no auditório
da Faculdade de Medicina da USP
Realização: as entidades que fazem parte da coalizão
Programação:
9h00- O impacto do enxofre no diesel sobre a saúde pública – avaliação
do acordo judicial – Prof. Paulo Saldiva e convidado internacional
10h00 – comentários dos envolvidos –
-Empresas- Petrobrás, Anfavea, VW, Mercedes, Ford, Volvo, Scania
-Poder Executivo – Ministros e secretários municipais e estaduais da saúde e do meio ambiente, ANP
-Poder Legislativo – Presidentes das Comissões da saúde e do meio ambiente do Congresso Nacional
13h00 – Almoço (lanche) servido no local
14h00 – Medidas a serem anunciadas pela coalizão e pelo poder
judiciário

Nenhum comentário:

Postar um comentário