terça-feira, 23 de novembro de 2010

MANIFESTAÇÃO POPULAR (SOS CANTAREIRA)

Aos interessados pela saúde do planeta, de sua cidade, e da Zona Norte.
Mobilização contra a passagem do Rodoanel trecho Norte pelas áreas de amortecimento ambiental da Serra da Cantareira.
Está marcada uma PASSEATA EM DEFESA DA SERRA DA CANTAREIRA NO DIA 27/11(Sáb), ÁS 14 HS, PRAÇA DONA MARIQUINHA SCIASCIA, RUMO AO HORTO FLORESTAL.
Conforme Folder em anexo.
Entre outras justificativas para essa mobilização, estão:
1 - Agressão ao maior patrimônio ambiental da cidade, inclusive tombada pela Unesco como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade.
2 - Contra-mão histórica, em um tempo de busca de sustentabilidade, construir grandes estradas em área urbana, para o trânsito de veículos de passageiros.
3 - Chegada de fumaça, materiais particulados e ruído urbano a uma região de preservação ambiental e de mananciais.
4 - Enorme risco ao abastecimento de água, uma vez que o traçado proposto intercepta os troncos de abastecimento que saem da ETA GUARAÚ, na Pedra Branca.
5 - O trecho Norte está passando em trechos a apenas 11 km do centro da cidade, enquanto em outras regiões está a mais de 20 km do centro.
6 - São quilômetros de estrada passando por áreas semi-rurais e verdes, impactando toda a saúde da Grande São Paulo.
7 - A demanda de tráfego nesse trecho já foi assumido como menor do que nos outros trechos, pelo governo. Assim não se justifica os enormes custos ambientais e os R$ 5,5 bilhões iniciais anunciados para as obras. Esse valor poderia ser investido em transporte público de qualidade.
8 - A desapropriação de mais de 3.000.00 imóveis, pessoas que serão atingidas serão remanejadas de qualquer forma sem humanidade, sem planejamento correto e sem indenização justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário