Aline Bosio Repórter Diário
Enquanto a chegada do Rodoanel é esperada com ansiedade pela maioria dos empresários e motoristas, integrantes do projeto Horto São Vicente, de Mauá, se preocupam com a preservação do meio ambiente.
Em matéria publicada pelo jornal Repórter Diário no início de dezembro, o gerente de Gestão Ambiental da Dersa, Marcelo Arreguy Barbosa, afirmou que, como as obras do anel viário na cidade serão feitas em uma área já urbanizada, o impacto ambiental será pequeno. Ao contrário do que acontece com a vizinha São Bernardo, onde o traçado passa no meio da Mata Atlântica, a maior parte da via em Mauá será construída na região onde atualmente é a avenida Papa João XXIII.
"É uma hipocrisia dizer que o impacto será pequeno. O número de corte de árvores pode até não ser tão grande, mas se somar cada corte de árvore que acontece na região vamos perceber que é uma quantidade muito grande. Daqui a pouco não teremos mais áreas verdes", lamenta a integrante do projeto, Renata Ribeira, que lembra ainda das árvores que foram cortadas para as obras de extensão da avenida Jacu-Pêssego, que será interligada com o Rodoanel. Segundo ela, outro fator preocupante é com o ar, uma vez que o fluxo de veículos que passará pela cidade após a inauguração do Rodoanel será maior. "A poluição do ar ficará ainda pior", diz. "Onde é que vai ficar a qualidade de vida dos moradores de Mauá", completa.
Para que as obras fossem iniciadas no município, algumas árvores nativas tiveram de ser cortadas. Como parte das ações de compensação ambiental, a empresa fará o plantio compensatório. Ao todo, uma faixa de cinco hectares de extensão, localizada na área remanescente da alça de acesso para a Papa João XXIII, receberão novas árvores.
A construção do Trecho Sul, que terá com 57 km de extensão, foi iniciada no dia 19 de setembro de 2006 e representa investimentos da ordem de R$ 4 bilhões. Deste total, um oitavo, ou seja, R$ 500 milhões, está sendo despendido com o cumprimento das exigências ambientais
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário