A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital instaurou, na terça-feira (8), inquérito civil para apurar eventual improbidade administrativa praticada por Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S. A.).
De acordo com notícias divulgadas pela imprensa, o Consórcio Andrade Gutierrez/Galvão, contratada pela Dersa para as obras do Rodoanel, contratou uma empresa que tem como sócios o genro e mãe de Paulo Vieira de Souza.
Como Paulo Vieira de Souza assinou termo aditivo firmado entre a Dersa e o Consórcio, “os fatos indicam a possibilidade de favorecimento e eventual enriquecimento ilícito, o que implica na necessidade de diligências para efeito esclarecimento”, diz a portaria de instauração do inquérito civil, a cargo do promotor Roberto Antonio de Almeida Costa.
O promotor também considera que reportagens noticiaram a utilização do cargo, por Paulo Vieira de Souza, para arrecadação de verba para caixa dois de campanha eleitoral, bem como crescimento patrimonial incompatível com sua renda.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Grupos pedem alterações no Rodoanel Norte, em São Paulo
Moradores da zona norte e as prefeituras de Guarulhos e Arujá alegam que obra destruirá a Mata Atlântica e isolar algumas regiões
Moradores de bairros da zona norte da capital paulista e as prefeituras de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo, uniram forças para pedir alterações no traçado do Trecho Norte do Rodoanel, em fase de licenciamento ambiental. Segundo eles, a obra vai destruir a Mata Atlântica, desapropriar imóveis de forma desnecessária e isolar algumas regiões.
Se o projeto atual for mantido, cerca de 1,2 mil famílias de Guarulhos terão de sair de suas casas e pelo menos 4 mil residências serão isoladas do resto da cidade pelo anel viário, alega a prefeitura da cidade. A administração municipal reclama que o traçado do Rodoanel passa sobre um reservatório de água no bairro Bananal e por uma estação de tratamento de esgoto no Cabuçu. A Dersa não esclareceu, segundo a prefeitura, se construirá novas unidades para substituí-los. Em 19 de janeiro, o prefeito Sebastião Almeida (PT) entregou à Dersa um projeto para aproximar o traçado da Serra da Cantareira, evitando cortar bairros.
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Arujá, João Vani, fez 22 solicitações à Dersa em dezembro. A principal, segundo ele, é a construção de unidades habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco. No Jardim Corisco, zona norte de São Paulo, a preocupação é com o que sobrou da Mata Atlântica. Para o arquiteto Kazuo Nakano, do Instituto Pólis, as prefeituras e a população devem aproveitar enquanto o projeto está na fase das audiências públicas. "Uma ligação ao Rodoanel deixa o local valorizado. Há uma dinâmica econômica para tirar proveito", explica.
Dersa
Questionada sobre os pedidos de alteração do traçado do Trecho Norte do Rodoanel, a Dersa informou que o processo está na fase de discussão do licenciamento ambiental, de competência do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). O Consema disse que as reivindicações serão analisadas, assim como as 67 manifestações de moradores feitas na última audiência pública, no dia 19. A Dersa promete plantar 500 hectares de mata para compensar os 80 hectares que serão derrubados. Com relação às desapropriações, informou que as famílias terão duas opções: mudar para apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) ou retirar cartas de crédito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado
Moradores de bairros da zona norte da capital paulista e as prefeituras de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo, uniram forças para pedir alterações no traçado do Trecho Norte do Rodoanel, em fase de licenciamento ambiental. Segundo eles, a obra vai destruir a Mata Atlântica, desapropriar imóveis de forma desnecessária e isolar algumas regiões.
Se o projeto atual for mantido, cerca de 1,2 mil famílias de Guarulhos terão de sair de suas casas e pelo menos 4 mil residências serão isoladas do resto da cidade pelo anel viário, alega a prefeitura da cidade. A administração municipal reclama que o traçado do Rodoanel passa sobre um reservatório de água no bairro Bananal e por uma estação de tratamento de esgoto no Cabuçu. A Dersa não esclareceu, segundo a prefeitura, se construirá novas unidades para substituí-los. Em 19 de janeiro, o prefeito Sebastião Almeida (PT) entregou à Dersa um projeto para aproximar o traçado da Serra da Cantareira, evitando cortar bairros.
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Arujá, João Vani, fez 22 solicitações à Dersa em dezembro. A principal, segundo ele, é a construção de unidades habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco. No Jardim Corisco, zona norte de São Paulo, a preocupação é com o que sobrou da Mata Atlântica. Para o arquiteto Kazuo Nakano, do Instituto Pólis, as prefeituras e a população devem aproveitar enquanto o projeto está na fase das audiências públicas. "Uma ligação ao Rodoanel deixa o local valorizado. Há uma dinâmica econômica para tirar proveito", explica.
Dersa
Questionada sobre os pedidos de alteração do traçado do Trecho Norte do Rodoanel, a Dersa informou que o processo está na fase de discussão do licenciamento ambiental, de competência do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). O Consema disse que as reivindicações serão analisadas, assim como as 67 manifestações de moradores feitas na última audiência pública, no dia 19. A Dersa promete plantar 500 hectares de mata para compensar os 80 hectares que serão derrubados. Com relação às desapropriações, informou que as famílias terão duas opções: mudar para apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) ou retirar cartas de crédito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Audiência em Guarulhos
Cadê o Paulo Preto?
O auditório do Open Hall, em Guarulhos, com capacidade para 800 pessoas, teve que comportar mais de mil, e sob pena de anular a audiência, conseguiu-se que os portões fechados por ordem do sr. Germano Seara Filho, representante do Consema e coordenador dos trabalhos, fossem abertos pois, do lado de fora, muitos cidadãos queriam participar reivindicando seu direito garantido pela Constituição Federal
Durante quase sete horas representantes de Guarulhos e São Paulo, vindos de diversos bairros, confirmaram, a exemplo da audiência de São Paulo, a posição de contrariedade, insatisfação , insegurança e repúdio quanto às obras do Trecho Norte. Representantes da cidade de Mauá,Ribeirão Pires,e Rio Grande da Serra, também se manifestaram e vieram dar apoio a quem irá padecer com as obras do Rodoanel, empreendimento da DERSA, que impactou a região do grande ABC e as comunidades que sofrem com a Estrada Jacu-Pêssego, trecho sul e a ameaça do trecho leste.O prefeito de Guarulhos, Sebastião de Almeida e alguns vereadores presentes apresentaram os aspectos negativos da obra pedindo comprometimento da DERSA no respeito aos anseios da cidade,"rejeitando" o traçado proposto pela Dersa e apresentando uma contra proposta de traçado. O engenheiro representante da Associação Jardim Itatinga apresentou estudos que comprovam várias incoerências do EIA/RIMA, que o desestruturam, resultando na necessidade de novos estudos.Muitos pessoas inscritas,durante a sua fala, apontaram os duvidosos benefícios do Rodoanel, em todos os trechos para a região de Guarulhos,principalmente os impactos ambientais na APA Tanque Grande em Guarulhos; a imposição á qualquer custo do modelo rodoviarista de 100 anos para uma área cuja evolução geologica, remonta a milhões de anos; a existência de 10 espécies animais em extinção e 78 ameaçadas; a destruição de uma floresta consolidada ,que presta vários serviços ambientais, compensada pelo plantio inócuo de fracas mudas; a desconsideração da biodiversidade,da indentidade e das relações sociais das comunidade locais e adjacentes,dos impactos socio economicos e a possibilidade de engessamento do parque industrial,alem de outros processos deletérios á saúde da população.Muitas pessoas nas suas falas,expressaram que haverá luta,mobilização social e resistencia e para tanto propuseram a organização das comunidades ,principalmente das afetadas diretamente,e que se "o governador não ouvir ,marchar para o Palacio do Governador". Mais de 1.300 pessoas que estavam na Audiencia em plebicito disseram um sonoro não ao traçado do trecho norte em Guarulhos/Cantareira e ao modelo rodoviarista dos tucanos.Com a batuta o Ministerio Público,que por onde anda?
Qualquer semelhança não é mera coincidência!
Para variar, desvios de recursos públicos no Rodoanel Mato Grossense
Wilson pode responder por desvios do Rodoanel
Da Redação - Pollyana Araújo Olhar Direto
O ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) poderá ser responsabilizado pelo desvio entre R$ 3,5 milhões e R$ 9,5 milhões na obra do Rodoanel, no município, já que a construção teve início na sua gestão.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Newton de Brito, explica que, por enquanto apenas o atual prefeito Chico Galindo (PTB) vai prestar esclarecimentos sobre as irregularidades já detectadas pelo órgão federal.
Ele adianta que há indícios de que a administração municipal pagou a mais pelo serviço executado pela Conspavi Construção e Participação Ltda, de propriedade de Luiz Carlos Félix, o Caxito. “Eles (da prefeitura) prestaram contas e estamos analisando tecnicamente se os valores correspondem. A princípio não corresponde, o que demonstra que foi pago a mais”, antecipa.
Em no máximo uma semana o relatório final deverá, segundo Brito, ser concluído pela equipe técnica, composta por engenheiros do Dnit. Hoje, estão sendo verificados in loco se a medição confere com o montante pago com recursos federais e com a contrapartida do município, deverá ser aberta uma Tomada de Contas Especial.
“Por enquanto quem responde é o atual prefeito, mas quando abrir tomada de contas especial”, disse Newton Brito, em entrevista concedida ao Olhar Direto.
Após a comprovação do desvio, com base no levantamento que vem sendo feito, o Dnit vai determinar que a Prefeitura de Cuiabá devolva os recursos ao governo federal.
Wilson pode responder por desvios do Rodoanel
Da Redação - Pollyana Araújo Olhar Direto
O ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) poderá ser responsabilizado pelo desvio entre R$ 3,5 milhões e R$ 9,5 milhões na obra do Rodoanel, no município, já que a construção teve início na sua gestão.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Newton de Brito, explica que, por enquanto apenas o atual prefeito Chico Galindo (PTB) vai prestar esclarecimentos sobre as irregularidades já detectadas pelo órgão federal.
Ele adianta que há indícios de que a administração municipal pagou a mais pelo serviço executado pela Conspavi Construção e Participação Ltda, de propriedade de Luiz Carlos Félix, o Caxito. “Eles (da prefeitura) prestaram contas e estamos analisando tecnicamente se os valores correspondem. A princípio não corresponde, o que demonstra que foi pago a mais”, antecipa.
Em no máximo uma semana o relatório final deverá, segundo Brito, ser concluído pela equipe técnica, composta por engenheiros do Dnit. Hoje, estão sendo verificados in loco se a medição confere com o montante pago com recursos federais e com a contrapartida do município, deverá ser aberta uma Tomada de Contas Especial.
“Por enquanto quem responde é o atual prefeito, mas quando abrir tomada de contas especial”, disse Newton Brito, em entrevista concedida ao Olhar Direto.
Após a comprovação do desvio, com base no levantamento que vem sendo feito, o Dnit vai determinar que a Prefeitura de Cuiabá devolva os recursos ao governo federal.
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